Bem vindo

Atenção, aqui está um blog que poderá estragar o seu teclado com tanta água a cair da boca, espero que gostem das fotografias e das receitas, a maioria por mim criadas, receitas só nos workshops, contactem-me ;)

Basicooo

Aqui podem-se encontrar algumas receitas rápidas e básicas para quem não percebe muito de cozinha mas que bem combinadas podem fazer a delicia de muitos ou não estivesse o segredo na simplicidade.


Boa sorte ;)




  • Ovos mexidos:


Os ovos são uma fonte muito rica de proteínas e podem por isso substituir perfeitamente a carne e o peixe, são tão versáteis que dificilmente se cansará deles!
A forma mais simples de os cozinhar é coze-los, a outra é mexidos e a partir desta ultima poderá realizar uma infinita combinação de sabores, cores e surpreender quem mais gosta :)


Numa taça parta dois ou três ou mais  ovos consoante o número de pessoas, geralmente 1,5 ou 2 ovos por pessoa, bata-os com utensílio próprio ou com um garfo em movimentos circulatórios, depois de adquirirem um aspecto amarelo homogéneo adicione um pouco de leite (em caso de intolerância à lactose adicione água).
Numa frigideira anti-aderente derreta manteiga (o que confere aquele gosto característico dos ovos mexidos) ou azeite e aqueça bem, nessa altura adicione os ovos mexidos e com uma colher de pau mexa sempre até engrossar altura em que desliga o aquecimento, deixe os ovos cozerem mais um pouco com o calor residual enquanto tempera com pimenta preta moída, sal e se quiser oregãos. Retire para um prato para que os ovos não sequem.



  • Ovo estrelado


Aqueça azeite numa frigideira anti-aderente, quando tiver bem quente ponha um ovo inteiro a fritar, se quiser frite-o dos dois lados, quando a clara estiver branca e a gema mais amarelada retire do lume para não secar, tempere agora com sal e pimenta.
O acompanhamento fica ao encargo da sua imaginação...





  • Arroz Branco

A receita exposta aplica-se ao arroz agulha. 
Este é também um alimento muito versátil e depois de o conseguir fazer bem verá que o vai conseguir combinar com tudo e mais alguma coisa.

Num tacho aqueça azeite e quando este estiver bem quente adicione 200 gramas de arroz, envolva-o no azeite e deixe fritar um pouco, de seguida adicione 350 mL de água fria juntamente com sal qb um dente d'alho esmagado e uma folha de louro, tape o tacho e deixe levantar fervura, nessa alture diminua o aquecimento e deixe cozer até perder a água.




  • Temperar uma salada

Não saber cozinhar por vezes leva ao consumo de refeições rápidas mas isso não é sinonimo de não comer, de forma saborosa, vegetais.
Preparar uma salada não tem nada que saber, faça a conjugação de vegetais que gosta e que possam ser comidos crus, lave-os e disponha-os numa taça, tempere com vinagre, azeite e sal nesta ordem e terá um acompanhamento saudável.
O vinagre poderá ser de vinho tinto, branco ou balsâmico, qualquer um deles vai intensificar o sabor dos vegetais.



  • Peixe no forno

Pode achar complicado mas não é, esta é uma versão bem simples...
  1. Não têm de o pescar nem arranjar, vai ao super mercado e compra um bom peixe fresco, limpo e pronto a cozinhar, o peixe poderá ser dourada, pescada, linguado, robalo, pargo...
  2. Num prato que vai ao forno regue com azeite, coloque cebola picada, alho e ervas aromáticas.
  3. Disponha o peixe em cima do preparado, tempere com sal e pimenta e está pronto a ir ao forno. Forno a 200 graus durante 30/40 minutos.
  4. O melhor acompanhamento será uma salada e arroz branco.


  • Massas

Mais flexível que a massa é difícil de encontrar, servem tanto como acompanhamento como de base forte de muito bons pratos, até pode adicionar massa na sopa para a tornar mais completa!
A melhor parte é que cozinha-la é super simples, aqueça água com sal, quando começar a ferver adicione a massa (esparguete, penne, fusilli, fafalle, tagliatelle e muitas mais) respeite o tempo de cozedura que traz sempre no pacote, geralmente 7 minutos, prove antes de escorrer e se achar que esta crua deixe cozer mais um pouco (outra tecnica é retirar um fio da massa, escorra-a, e atire-a para a parede, se ficar colada está pronta). Escorra a água e regue com um fio de azeite, ou manteiga ou outra gordura e está pronta a comer.

A partir daqui podem realizar vários pratos pouco mais complexos, por exemplo:


  1. Tagliatelle com salmão;
  2. Fetuccini com lombo assado;
  3. Penne gratinado com atum;
  4. Canelones recheados com fiambre;
1. Tagliatelle com salmão:
400g de tagliatelle
Sal
Azeite
350g de Salmão
1 cebola
3 Colheres de sopa de vodca
80g de ervilhas
160g de tomate cereja
Pimenta
Salsa
30g de cebolinho

Preparação:
Ferva 3 litros de água com sal e azeite.
Junte a massa e cozinhe.
Corte o salmão aos cubos pequenos. Corte a cebola às rodelas finas. Refogue-a com 4 colheres de sopa de azeite até ficar translucida. Regue com vodca. Deixe ferver. Adicione as ervilhas e refogue um pouco. Junte o tomatecortado e o salmão.
Tempere com sal, pimenta, salsa e cebolinho picados. Cozinhe em lume médio por 8 minutos. 
Escorra a massa. Divede-a pelos pratos.
Por cima disponha o salmão.